Centro Excursionista Friburguense completa 82 anos de sucesso e com muitas atividades!

No mês de julho o Centro Excursionista Friburguense comemorou os seus 82 anos com uma agenda repleta de atividades durante todo o mês. FESTA JULINA DO CENTRO EXCURSIONISTA LIGHT NA PEDRA AGUDA A convite da Patrícia do CNM e Gabi do Light, no dia 08 fomos para a Pedra Aguda guiar a caminhada, mas o tempo ruim impossibilitou a atividade. À noite aconteceu a Festa Junina do Light que foi muito boa e divertida.

Patricia CNM e Claudio CEF na Festa Junina do Light – Pedra Aguda

   
PALESTRA “CAPACIDADE E SUPORTE DE TILHA. UMA QUESTÃO A SE PENSAR” POR MAYCON SAVIOLE Na quinta-feira dia 13, foi dia de palestra com o biólogo Maycon Saviole com um tema muito importante, “Capacidade e suporte de trilha. Uma questão a se pensar”. Dentre outras informações relevantes, a palestra mostrou o quanto pode ser impactante caminhar em grupo com grande quantidade de pessoas. 1ª Palestra do clico de palestra de 82 anos do CEF
FESTA JULINA DO C.E.F 82 ANOS No dia 15 tivemos o nosso “Arraia”, que apesar de alguns contratempos, foi muito bom.  Graças aos esforços das meninas do CEF, que se empenharam no preparo da  comilança e na organização a festa foi um sucesso. Cefista caipiras animados na festa Julina de 82 anos do CEF.  

Olha a fogueira!


PALESTRA “SALTO ANGEL, ESCALADA NA MAIOR CACHOEIRA DO MUNDO” POR SÉRGIO TARTARI No dia 20, dia do aniversário de 82 anos do CEF, foi a vez de Sérgio Tartari palestrar com o tema “Salto Angel, escalada na maior cachoeira do mundo” que fica na Venezuela. A mostra do filme impressionou a todos pelo tamanho da escalada realizada e toda logística para se conseguir escalar Salto Angel.   Sérgio Tartari (Palestrante), Claudio Tardin(Presidente) e Dario do Nascimento (Organizador / Vice-Presidente) Auditorio lotado com mais de 70 pessoas.
PROJETO DE ABERTURA DAS 3 CATARINAS  No dia 22 a dupla de guias do CEF Cristiano Bittencourt e Rodrigo Freitas fizeram a travessia das 3 Catarinas, marcando o “treklog” da trilha e informam que na Pai a trilha está fechada e com muitos carrapatos.

 Rodrigo Freitas e  Cristiano Bittencourtdo corpo de guias do C.E.F

 
CRIME AMBIENTAL NO MORRO DA CRUZ No dia 26 o nosso associado engajado Pedro de Paulo juntamente com o nosso vice-presidente Dario do Nascimento estiveram no início da trilha do Morro da Cruz recolhendo um total de 270kg de lixo, sendo 1006 garrafas long necks, 103 copos plásticos, 55 garrafas pet, 1pneu, 22 latas e papéis.  

1006 garrafas long necks coletadas pelo Pedrão

 
VAMOS REFLOERESTAR!? No dia 29 o Presidente do CEF, Claudio Tardin, esteve no Parque Municipal Juarez Froté para visitar ao Viveiro Educandário e lá conversou com o Alex da Ecomodas, que realiza este projeto. O CEF está na busca de parcerias para projetos futuros e poder contar com a doação de mudas de árvores nativas foi um grande passo.  
PALESTRA “MONTANHISTAS INESQUECÍVEIS” POR WALDERCYR MATHIAS No fim da tarde do dia 29, o CEF ainda realizou mais uma palestra com Waldecyr Mathias do CERJ, com o tema “Montanhistas Inesquecíveis” e que foi muito emocionante em saber um pouco mais da história montanhismo brasileiro.   O “Papa da História Montanhismo Brasileiro

 Dario do Nascimento (Organizador / Vice-Presidente), Waldecyr Mathias (Palestrante), Claudio Tardin(Presidente).

Guilherme Braune (Departamento jurídico do C.E.F), muito feliz com seu livro (História Montanhismo no Rio de Janeiro)
ÚLTIMA CAMINHADA DO MÊS (CASCATINHA  X DEBOSSAN) E para encerrar as comemorações de 82 anos, não poderia faltar a tradicional caminhada! No dia 30 fizemos a Travessia Cascatinha X  Debossan com a presença de várias pessoas, famílias e do Luis Carlos Silva do CEB. O clima estava agradável e todos curtiram muito!  

Galera animada para a caminhada

 

Caminhada linda de inverno!

 

Floração das cerejeiras enche de colorido a nossa caminhada!

Agradecemos à todos que participaram de nossas atividades em nosso mês de comemoração!

  • Sensacional! Que mês! Parabéns ao Centro Excursionista Friburguense pelos 82 anos de sucesso, promovendo o montanhismo e a educação ambiental durante todos estes anos! Que venham muitos anos mais e que possamos difundir cada vez mais o nosso esporte e consciência ambiental!
    #OrgulhoDeSerCEFISTA