Seminário de Ancoragens Fixas em Áreas Naturais

Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada e a Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro estão coorganizando o Seminário de Ancoragens Fixas em Áreas Naturais para promover o debate sobre o tema e a troca de experiências, bem como alinhar o conhecimento entre os diversos atores interessados.

Durante muito tempo, o debate sobre ancoragens fixas em áreas naturais se restringiu aos escaladores, porém isso não é mais a realidade atual. Hoje temos diversos atores pensando o montanhismo, escalada e trilhas em áreas naturais, que incluem, mas não se limitam a gestores de unidades de conservação, operadores e agências de turismo de aventura e condutores e guias de turismo, sendo que muitos deles não possuem experiência na prática da escalada e do montanhismo. Esse cenário impõe uma complexidade e uma abordagem mais ampla no debate das ancoragens fixas em áreas naturais e o seu uso.

Nesse sentido, o Seminário tratará de temas como: vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de ancoragens fixas, processos de corrosão, trajetória histórica, ética,  direito ao risco, responsabilidade civil, ancoragens fixas em unidades de conservação, entre outros. Serão mesas redondas e grupos de trabalho com a presença de dirigentes de organizações de escalada, guias profissionais, guias de clubes de montanhismo, gestores de unidades de conservação, escaladores, montanhistas, conquistadores de vias, entre outros.

O Seminário é uma oportunidade de analisar a evolução tecnológica das proteções sem perder de vista as tradições e ética do montanhismo brasileiro, uma vez que o uso de ancoragens fixas no montanhismo, seja para vias de escalada ou trechos técnicos de trilhas, ocorre há mais de 100 anos no Brasil.

Participe do Seminário!

As vagas são limitadas. Se você foi convidado e realizou a sua inscrição, a sua vaga está confirmada. Caso não tenha recebido convite, a inscrição (associados à Femerj e à CBME terão preferência) poderá ser realizada a partir do dia 04 de abril, com posterior confirmação via e-mail.

 

Para se inscrever, preencha o formulário, clicando aqui.

Leave a Comment